Zona Norte Carioca

Dê uma nota pare esse fotoblog | Adicionar aos meus favoritos

Enviar esta foto por email  Anterior Próxima  

Penha - Parque Industrial da S. A. Cortume Carioca

Penha - Parque Industrial da S. A. Cortume Carioca

"Desenvolvido a partir de um pequeno curtume que processava couros de animais abatidos no matadouro próximo, em 1920 tomava forma de industria de grande porte a S. A. Cortume Carioca, no bairro da Penha. Para o seu desenvolvimento concorreu a E. F. Rio D’Ouro com o seu ramal de Maria Angu, pelo qual seus cargueiros transportavam gado para o Matadouro da Penha e, em retorno, os produtos de couro nele produzido. Na década de 50 do século XX, já extinto o ramal da Rio D’Ouro e utilizando a E. F. Leopoldina, a Cortume Carioca chegou ao seu apogeu conquistando 70% do mercado brasileiro de couro e empregando cerca de 3.500 funcionários.
Em 1990 a S. A.. Cortume Carioca encerrou suas atividades e atualmente grande parte do seu parque fabril já foi demolido."
Retirado da internet

16/04/2014 Publicado por antolog

Comentários

Meu ex-cunhado trabalhou lá até 1990 (plano Collor).

16/04/2014 22:42 Augusto rioparasempre.nafoto.net

Esse Cortume empregava muita gente da redondeza. Aliás, como era grande o Parque Industrial do Rio de Janeiro antigamente e hoje nós não possuímos mais nada. Perdemos ao longo dos anos para São Paulo, Minas, Espírito Santo e outros Estados. É. Conseguiram. É o que eu falo. A morte do Rio de Janeiro começou a ser decretada em 1956 quando um certo político e a sua turma resolveram acabar com a Capital Federal. Em 1960, um novo avanço com a inauguração de Brasília. Em 1983, coitado, aí mesmo que houve uma aceleração que não parou mais e está até hoje na questão da morte do Rio de Janeiro. Eu pergunto: Quem mais lucrou com isso? Eu já tenho a minha opinião formada qual foi o Estado que mais lucrou com a nossa "morte". Agora, o pior não é isso. O pior é ter sido criado uma Capital que não produz nada. A única importância é o fato de ser Capital do Brasil. Pelo menos, os que mais lucraram com a nossa "morte" tem a sua importância até mesmo histórica. Brasília, o que produz?

16/04/2014 19:07 Aluísio

Em minhas pesquisas, acabei por descobrir que o nome do porto era " Mariangu", nome de uma ave abundante naquele local.

16/04/2014 18:50 Jaime Moraes

Comente esta foto

Nome

Site/Blog

Cidade/Estado

Comentário

Caracteres restantes: 1000

Últimas Fotos


+ fotos

busca Busca na Web

Favoritos


+ favoritos


O que é isto?

Veja esse fotoblog no celular

contador